Alimentação na Chikungunya

Há pouco mais de 2 meses tive a infecção pelo vírus Chicungunha (ou Chikungunya no original que significa "aquele que se curva" na língua Makonde). Uma semana sofrendo com febre de 40°C, dor incapacitante pelo corpo todo, especialmente nas articulações, náusea e perda total de apetite. Quando pensei que estava ficando curada, pois a febre passou e as dores já estavam melhorando, tive um torcicolo muito forte 10 dias após o início da infecção e a partir daí as dores voltaram para ficar. Dificuldade para andar, para usar as mãos, dormir... tudo doía e ainda dói até hoje.

Segundo as pesquisas mais recentes, quem desenvolve dores após a infecção tende a ficar com elas por 3 meses ou até alguns anos, variando de pessoa para pessoa! Esse vírus chegou pelo norte do Brasil em 2014 e há indícios de que o Brasil terá um surto intenso em 2019! No início desse ano já foram registrados mais de 5 mil casos, fora os casos não notificados.

Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas. Acredita-se que não é possível ter Chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Tomara!!!! \o/

Como sou nutricionista e pesquisadora, tratei de fazer um levantamento de dados para melhorar a minha saúde através da alimentação e das pessoas que também estão sofrendo com esse vírus Aqui vão algumas recomendações alimentares!

O suco verde ( veja a receita abaixo) é para desintoxicar o organismo.


O óleo de gergelim (receita de babaganuch), o abacate (receita de guacomole), os alimentos fontes de vitamina C (bertalha, brócolis, caruru, couve, folha de mostarda, nabiça e nabo, pimentão amarelo e os demais, caju, goiaba, manga, frutas cítricas), a vitamina D (pegar sol e suplementar se estiver com carência_ procure um especialista para realizar a dosagem de vitamina D) são indicados nos estudos que consultei como anti-inflamatórios importantes nos casos de dores articulares.




Tão importante quanto os anti-inflamatórios é evitar alimentos que costumam ajudar a inflamar: café e outros alimentos que contém cafeína, pão e outros feitos de farinha (para quem é sensível a glúten), leites e derivados, frituras e açúcar. Ou seja, comer o máximo possível de comida de verdade! :D

E não esqueça: precisamos continuar combatendo o transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti!!! Repelente, nada de água parada e boa sorte a todos!!!

RECEITAS PARA INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA

Suco verde (de preferência alimentos orgânicos)


- Uma maçã pequena
- Meia cenoura ou beterraba
- Um punhado de salsa ou coentro
- Uma lasquinha de gengibre (não pode exagerar no gengibre, porque em excesso ele esquenta o estômago e pode dar azia)

Bater tudo. Coar e beber na hora.
-> Beber 2 vezes por dia

Babaganouch


- 2 berinjelas
- 1 dente de alho picado
- caldo de 1 limão
- 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
azeite a gosto
- sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque bem as berinjelas. 
Acenda a chama de uma das bocas do fogão, segure a berinjela com uma pinça e aproxime a berinjela do fogo. À medida que a casca for queimando, vá virando a berinjela para que ela queime por igual - isso deixa a berinjela com um gostinho de defumada, o que é essencial para a receita. Transfira para um prato e repita com a outra berinjela. 
Assim que amornarem, corte cada berinjela ao meio, no sentido do comprimento, e retire toda a polpa com uma colher. Descarte a casca e transfira a polpa para uma peneira. Deixe escorrer o excesso de líquido por alguns minutos. 
No processador (ou liquidificador) junte o tahine, o caldo de limão, o alho e a polpa de berinjela e bata bem até formar uma pasta. Tempere com sal e azeite, e sirva a seguir.

DICA

O tahine é uma pasta de gergelim encontrada nas casas que vendem ingredientes da culinária árabe.

Guacamole

- 4 abacates maduros
- 1 tomate maduro
- caldo de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- coentro picado a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque os avocados, o tomate e o coentro. Com a faca, corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o caroço. Descasque, corte cada metade em cubos e transfira para uma tigela.
Regue o avocado com o caldo de limão e amasse com um garfo até formar um purê rústico.
Corte o tomate ao meio, descarte as sementes, e corte as metades em cubos pequenos. Pique grosseiramente as folhas de coentro. Junte ao avocado amassado, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem e sirva imediatamente.

Para saber mais:

Chikungunya: uma arbovirose em estabelecimento e expansão no Brasil http://www.scielo.br/pdf/csp/v31n5/0102-311X-csp-31-5-0906.pdf
Estudo do uso de fitoterápicos contra os sintomas crônicos da febre chikungunya https://periodicos.set.edu.br/index.php/facipesaude/article/view/5157/2549
Compostos bioativos dos alimentos e atenção farmacêutica: uma revisão de literatura no quadro da osteoartrite https://repositorio.unesp.br/handle/11449/139197











Comentários

Unknown disse…
Maravilha! Algum dado sobre a relação da inflamação com a carne de porco e os frutos do mar?
E melhoras!
Mônica Lobo disse…
Opa! Ainda não! Mas vou pesquisar!
Luma =D disse…
Esse suco verde precisa necessariamente conter esses ingredientes? Ou pode ser algum outro suco verde? Eu gosto muito dos que têm acabaxi, couve, laranja etc. Existe um porquê desses ingrediemtes específicos?
Ps: Adorei o blog!!